Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

30/04/2011 - O homem é fruto de seus objetivos

       
  Vivemos em um mundo agitado, confuso, transbordante de informações explícitas ou não. O homem aprende a partir de modelos . O desenvolvimento é um processo de construção individual através do qual se faz uma interpretação pessoal e única da cultura (sendo cultura o conjunto de usos e costumes de uma população)
Desta maneira, traçamos nossos objetivos consciente ou inconscientemente, de curto ou longo prazo, baseados nesses valores observacionais e, eventualmente chegamos a determinada altura d vida e nos perguntamos: o que estamos fazendo aqui? Qual minha função, meu papel nisso tudo?
Isso acontece pois nos espelhamos em modelos pré existentes de sucesso ou fracasso que não obrigatoriamente vão de repetir na nossa trajetória . Um pequeno desvio aqui e acolá e pronto: nos vemos perdidos nessa selva de possibilidades que o mundo nos oferece.
O sucesso a qualquer preço, a fama e o poder são objetivos massificados que todos almejam mas grande parte não alcança.
Por outro lado, viver sem nenhum objetivo como se fora “um lírio do campo” também não é a solução. Em Ef 2:10 diz: ”Porque somos criação de Deus realizada em Jesus Cristo para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós praticarmos”
-Fomos realizados em Cristo: sem o processo de vivificação por Jesus não passamos de criaturas.
-Fazer boas obras: não quer dizer apenas obras de caridade mas, sim obras boas, de qualidade, algo “que presta”.
Desta forma podemos concluir que basta ter um bom exemplo, um objetivo traçado e a benção de Deus para chegar ao sucesso. Sim, mas na prática não é tão fácil.
Reflitamos sobre algumas situações que turvam e desviam nossos objetivos nos fazendo errar.

1. Ansiedade:
Pv 20:25 – Armadilha é votar precipitadamente e só refletir depois de feitos os votos
Nossa tendência é querer as coisas instantaneamente. A pressa nos faz esquecer ou não perceber os perigos e as belezas do caminho. Ansiosos, ficamos mais vulneráveis a deturpar conceitos e valores culminando em resultados desfavoráveis. Exemplos: escolha da profissão, do cônjuge, do ministério e realização de negócios.

2. Exposição:
Invariavelmente nos chamam a atenção as possibilidades de maior exposição. Nem sempre nosso lugar é no centro do palco. Ex: o menino que levava os pães e peixes, João Batista (um polêmico profeta que vivia à margem da sociedade e totalmente fora dos padrões de comportamento de sua época fez toda a diferença no ministério de Jesus), a viúva pobre (Lc 21), Simão o cireneu.

3. Aptidão
Somos levados a acreditar que só teremos sucesso apostando naquilo que sabemos fazer com destreza. Nossas capacidades são um presente de Deus mas Ele não depende delas.
Ex :Moisés, não queria mas fez.
Nm 16:28 “Assim vocês saberão que o Senhor me enviou para fazer todas estas coisas e que isso não partiu de mim”
Por vezes temos que “vencer nossos bloqueios” pois só assim perceberemos nosso valor. (História Reginaldo).

4. Falta de planejamento.
Complementa o item ansiedade mas com mais enfoque na organização. Lc 14:28-29 Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
29 Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
Decisões tomadas em ímpeto provavelmente serão questionadas após algum tempo. (Não fechar negócios sem dormir)

5. Intempérie e falta de foco
Jô 16:33 “...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”
Medimos nosso grau de centralização na vontade de Deus pelo número de dificuldades que passamos no caminho.
Exemplo de Jó. Jó 1:1 “HAVIA um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal.”A partir daí, só desgraça. Nem por isso ele se desviou do seu objetivo de vida.
Exemplo de Sansão: Juízes 13:5” Será um Nazireu de Deus desde o ventre e começará a livrar a Israel da  mão dos filisteus” Nazireu que dizer consagrado de deveria ser mentalmente são (não ingerir álcool), submisso a Deus (não cortar o cabelo), e ritualmente puro (não tocar em cadáver). Tinha tudo para ser um grande líder mas perdeu o foco só cumprindo sua missão após retomar os trilhos. A perda de foco é gradativa mas em longo prazo se torna tão bizarra que os conceitos mais básicos são corrompidos.

6. Medos
O medo é pior dos nossos inimigos. Pior que ter circunstancia difíceis do lado de fora é ter um coração perturbado.
PV 24:10 Se você vacila no dia da dificuldade como será limitada a sua força”
II Cor 7:5 “Quando chegamos à Macedônia não tivemos nenhum descanso, mas fomos atribulados de toda a forma conflitos externos, temores internos”
Este talvez seja o maior dos empecilhos pois depende de fé.

Passos para encontrar seu caminho;

1. Fé
Is 43:1-2 “ MAS agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
2   Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”
Is 30:15 “...na quietude e na confiança está seu vigor”

2. Mudança de Valores
Col 3:1-10
Procurar as coisas do alto e não desta terra.

3.Visão além das circunstâncias (a oportunidade está aí)
Jô 4:27-34 Os discípulos só pensavam em comida enquanto Jesus pensava em mudar vidas.

4. Somos mais que nossa existência humana
Ec 3:20 “Todos vão para o mesmo lugar, vieram do pó e ao pó tornarão”

Por Josias Gonçalves